Monday, April 14, 2008

Bodrum + Afrodisias

Bodrum: é uma peninsula no mar Egeu. Todas as casas sao claras, a maioria sao brancas. No começo era porque o calor era muito grande, agora ja virou lei, é estranho ver a cidade inteira branca! Mas é bonito!
Historia: O sultao Mehmet permitiu aos Cavaleiros de Rodes, ocupar a cidade e construir um castelo (o Castelo de São Pedro, que ainda se conserva ali com as suas torres como símbolo da moderna cidade de Bodrum). Nesse castelo algumas salas sao museus, com restos de navios fenicios e romanos recuperados no fundo do mar.

Foto: no museu de Arqueologia Marinha de São Peter em Bodrum. A vista e na Marina






Afrodisias: Capital da província de Lydia, sua importância política e econômica, pode ser notada pela magnitude dos prédios e monumentos construídos. Decaiu no século XII, devido a disputas políticas e religiosas. O nome da cidade foi mudado para Aphrodisias quando o templo de Aphrodite terminou de ser construído. A região da cidade fica numa região onde acontecem muitos terremotos, então a cidade foi muito danificada por isso.
Templo de Aphrodite: Levou quase um século pra ficar pronto, terminou de ser construído no século II a.C., no reinado do Hedrion. Obs. Na foto só tá a entrada do templo, que foi o que aguentou de pé, inteiro era BEM maior..
Estadio: É o maior estádio da Anatolia, com capacidade para 30 mil espectadores. DİZEM, que dá pra ser visto do espaço.
Escola de Escultura: Em Aphrodisias ficava uma das melhores escolas de Escultura da Grécia antiga. Na cidades foram encontradas milhares de esculaturas de marmore. As melhores foram levadas pra Italia. As que ficaram estão em museus, um deles construido dentro da cidade.
Teatro: (So mais um de tantos que a gente foi, e esse é bem pequeno). İr ao teatro era um compromisso social das pessoas, pois os festivais tinham grande importancia, entao o povo ia para "fazer média", mas também nao eram todos que podiam ir. Também existiam os que admiravam a arte.