Saturday, March 8, 2008

Troia

Ainda em Çanakkale, fomos visitar Troia. Onde ocorreu A guerra de Troia, o qual foi um episódio sangrento da antiguidade, acontecido em 1118 a.C., que culminou com a destruição da cidade de Tróia e facilitou o fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo. A causa daquele conflito de dez anos foi o rapto de Helena por Páris, príncipe de Tróia. Segundo lenda, a cidade de Tróia acabou por ser tomada após um longo cerco através do uso do estratagema do cavalo de Tróia.

Os gregos antigos acreditavam que a guerra de Tróia era um fato histórico, ocorrido no período micênico, mas estudiosos atuais têm dúvidas se ela de fato ocorreu. Até a descoberta do sítio arqueológico na Turquia acreditava-se que Tróia era uma cidade mitológica. A obra de Homero Ilíada descreve os acontecimentos finais da guerra, que incluem as mortes de Pátroclo e Heitor.




De acordo com a lenda associada à conquista de Tróia pela Grécia, na chamada Guerra de Tróia, um grande cavalo de madeira foi abandonado junto às muralhas de Tróia. Construído de madeira e oco em seu interior, o cavalo abrigava alguns soldados gregos dentro de sua barriga. Deixado na porta da cidade pelos gregos, os Troianos acreditaram que ele seria um presente como sinal de rendição do exército. Após a morte de Lacoonte, um grego que atirou um dardo no cavalo, o presente entrou na cidade. Durante a noite, os guerreiros deixaram o artefato, abriram os portões da cidade. O exército grego pôde assim entrar sem esforço em Tróia, tomar a fortaleza, destruí-la e incendiá-la.