É vivendo e aprendendo, construíndo a sua vida que você percebe o valor das coisas, e quem são seus verdadeiros amigos, porque esses, mesmo longe estarão por perto.
Você aprende que sua família é o lugar mais sagrado, as pessoas da sua família são as que mais te amam e percebe o quanto elas são especiais.
E você nota que quando está sozinho não é bem a pior coisa que poderia ter acontecido, e você tem que parar com essa mania de ficar chorando pelos outros ou por problemas pequenos, ou querer que alguém resolva-os por você, pois acredite: isto NÃO acontece. Você mesmo precisa "regar seu jardim e plantar novas sementes". Com suas próprias mãos. Você precisa fazer isso.
E depois de um tempo você percebe que isso foi a melhor coisa que você fez, e vai ficar orgulhoso porque foi um mérito seu e não de alguém.
Sozinho ou não, mas sempre de cabeça erguida, você começa a perceber que errar não é tão "humilhante" e que ficar em segundo lugar às vezes é tão bom quanto o primeiro e pode até se orgulhar disso.
Começa a não se importar com os outros e vai querer ficar perto só das pessoas que gostam de você.
Tomar aquela chuva, ficar pra fora de casa, pegar onibus errado e parar la no fim do mundo, comer a comida fria, frequentar uma escola com pessoas diferentes(e algumas estupidas), ser rotulado e "mangado" de diversas coisas, ficar sem tomar banho porque acabou a água, ter que subir de escada no último andar porque o prédio está sem energia, levar broncas e mais broncas dos seus pais, brigar com seus amigos, familia e namorado...Pode parecer dificil no começo, tanto que você sente vontade de desistir...mas aí voce pensa: "Porra voltar e levar aquela vidinha de rotina de antes? ta pra mim nao!"
Você se acostuma com esse novo mundo, porque voce é capaz e começa a perceber que é muito bom sair la da sua antiga vida e começa a ver o que é o Mundo com seus próprios olhos e dizer pra você mesmo:
Cara é muito foda ser intercambista!