Tuesday, April 15, 2008

última parada: Konya!

É a cidade mais religiosa da Turquia e a pátria do Sufismo.

Mevlana: Mistico poera pera que difundiu o Sufismo e criou a Ordem dos Dervixes Rodopiantes. Doutrina: Tolerancia, Compreensao e Misericordia. No Museu sao expostos manuscritos, tapetes, instrumentos musicais e no seu interior a sepultura do Mevlana e seus parentes. As sepulturas sao cobertas por um grande tecido de veludo ornamentado a ouro.

Sufismo: é a corrente mística e contemplativa do Islão. Os praticantes do sufismo, conhecidos como sufis ou sufistas, procuram uma relação directa com Deus através de cânticos, música e danças. A cerimônia começa com a leitura do alcorão. Ha um cerimonial para a entrada dos dervixes e entrada do sheik. Os dervixes então retiram o manto que cobre sua roupa branca como um gesto de desfazer-se das coisas que os ligariam ao mundo terreno. Um a um com os bracos entrelaçados ao peito aproximam-se do sheik, se curvam e beijam sua mão e começam a rodar.
A musica toca em ritmo de êxtase e os dervixes rodam por volta de 10 minutos. Esta seqüência se repete por 4 vezes. Ao rodar uma mão esta virada para cima e a outra para baixo, simbolizando a bênção do céu e a comunicando a terra.
Foto "roubada" do blog da gi, assim como a explicação. hehehe

No comments: